Posted by Sofia Marques | Posted in
Biologia 12
Ficha de Leitura nº1 Data:17/12/10
Unidade de Ensino: Reprodução
Conteúdo/assunto: Nascimento de dois ratinhos filhos de dois machos.
Título:
Dois Ratinhos nasceram a apenas a partir de células sexuais masculinas
Resumo:
Um artigo publicado na revista americana Biology Reproduction, conta uma nova descoberta feita na biologia, em laboratório numerosos cientistas conseguiram fazer com que nascessem dois ratinhos filhos de dois ratos do sexo masculino.
Os autores dizem que esta tecnologia pode ajudar a salvar espécies que tenham poucas fêmeas na população e, também no futuro, pode vir a ajudar a casais do mesmo sexo a ter filhos.Os cientistas utilizaram fibrobastos (células da pele) de um rato do sexo masculino para criar células estaminais pluripotentes - Um processo que passa pelo retorno da células a um estado primário, de modo a poder induzir a sua diferenciação em outro tipo de células.Uma pequena percentagem destas células, nas sucessivas duplicações, perdeu o cromossoma sexual Y que define o sexo masculino nos ratinhos (e também nos humanos) e só é dado pelos pais, e ficou apenas com o cromossoma sexual X.
Os ratinhos que nasceram deste embrião e que tinham o genes do ratinho macho eram funcionalmente fêmeas, por só terem um cromossoma sexual X (normalmente as fêmeas têm dois cromossomas X). Quando cresceram, estes ratinhos cruzaram-se com ratinhos machos normais. Os seus filhos é que descendem originalmente de dois pais.
Fonte:
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/nasceram-os-primeiros-ratinhos-filhos-de-dois-pais_1470263
Pesquisador: Sofia Marques
Comments (0)
Enviar um comentário