Posted by Rui Lopes | Posted in
Biologia 12
Ficha de Leitura nº 1 Data:10.12.2010
Unidade de Ensino: Clonagem
Conteúdo/assunto: Grupo de especialistas afirma que os derivados de animais clonados são seguros para consumo.
Título: Carne e leite de animais clonados seguros para consumo
Resumo: Com o inicio da exploração de animais clonados para consumo, na Europa, especialistas vêem afirmar que o consumo dos derivados destes animais não tem quaisquer perigo para a saúde publica.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=480914 [consult. em 10.12.2010]
Pesquisador: Rui Emanuel Simões Lopes
Carne e leite de animais clonados seguros para consumo
Um grupos de especialistas, próximo do governo britânico, concluiu que a carne e o lei de animais clonados e seus descendentes podem ser consumidos sem perigo e são parecidos com os produtos convencionais, foi hoje noticiado.
O debate sobre o consumo de carne e de leite de bovinos clonados surgiu depois do jornal britânico International Herald Tribune ter noticiado, em finais de julho, que criadores europeus tinham começado a explorar a produção de animais clonados sem legislação própria.
O grupo de especialistas sobre os novos alimentos e transformações (ACNFP), um organismo encarregado de aconselhar o governo britânico, considerou que os produtos de animais clonados "não são suscetíveis de apresentar riscos para o consumo".
"A ACNFP confirmou que a carne e o leite do gado clonado e dos descendentes destes não apresentavam características diferentes da carne e do leite produzidos de forma convencional", indicou Andrew Wadge, responsável cientifico da agência de segurança alimentar britânica (FSA).
O comité sublinhou que pesquisas complementares deviam ser efetuadas sobre as consequências do consumo da carne e do leite produzido por métodos diferentes, mas concluiu que as diferenças entre os animais clonados e convencionais eram pouco prováveis além da segunda geração.
A FSA evocará esta questão durante uma reunião em dezembro que deverá determinar a posição do Reino Unido com vista às negociações europeias sobre este assunto.
Autorizados desde 2008 nos Estados Unidos, a venda de carne e de produtos produzidos a partir de clones necessitam de uma autorização especial para serem postos no mercado, segundo a legislação europeia.
Os deputados europeus pediram à Comissão Europeia para proibir tais produtos animais clonados, mas uma minoria de países membros, entre os quais o Reino Unido está a partir de agora aberto a comercializar "carne clonada".
In Diário Digital / Lusa
Comments (0)
Enviar um comentário