Transgénicos: mocinhos ou bandidos?

Posted by Bruna Neves | Posted in

Biologia 12
Ficha de Leitura nº 6 Data:05/03/11
Unidade de Ensino: Manipulação Genética

Conteúdo/assunto: OGM- Organismos Geneticamente Modificados.
Título: Transgénicos: mocinhos ou bandidos?

Resumo: O desenvolvimento da Engenharia Genética proporcionou o aparecimento de alimentos produzidos a partir da tecnologia do DNA recombinante – os organismos geneticamente modificados (OMG) - que podem ser consumidos "in natura" ou manufacturados a partir de microrganismos, animais e plantas desenvolvidos em laboratórios. Entretanto, ainda não há como afirmar que os alimentos transgénicos são cientificamente seguros. Existem poucos produtos liberados, e com um potencial de risco, mesmo que muito pequeno. Os efeitos nocivos têm alertado para o aparecimento de alergias e até mesmo interferência do ecossistema.

Fonte: Engenharia Genética & Biotecnologia




Pesquisador: Bruna Neves





Transgénicos: mocinhos ou bandidos?

Produzidos em ampla escala, os alimentos transgénicos poderiam solucionar o problema da fome no mundo. São frutas que mantêm sabor e consistência por vários dias em temperatura ambiente, e vegetais produzidos sem agrotóxicos. Só que os efeitos nocivos têm alertado para o surgimento de alergias e até mesmo para a interferência no ecossistema do planeta. Com isso, a regulamentação vira fruto de debate.
O desenvolvimento da Engenharia Genética proporcionou o aparecimento de alimentos produzidos a partir da tecnologia do DNA recombinante – os organismos geneticamente modificados (OMG) - que podem ser consumidos "in natura" ou manufacturados a partir de microrganismos, animais e plantas desenvolvidos em laboratórios. Entretanto, ainda não há como afirmar que os alimentos transgénicos são cientificamente seguros. Existem poucos produtos liberados, e com um potencial de risco, mesmo que muito pequeno.
A questão da rotulagem dos transgénicos gera polémica. Existem duas importantes correntes; uma propõe três tipos de rótulos: não contém OGM, contém OGM e pode conter OGM, a outra, simplesmente defende a não identificação. Se isso ocorrer, uma pessoa alérgica pode desenvolver uma reacção grave, se não estiver devidamente informada quanto à composição do produto transgénico.

Comments (0)

Enviar um comentário

Posts