Biologia 12
Ficha de Leitura nº 5 Data: 18/03/11
Unidade de Ensino: Genética
Conteúdo/assunto: Código genético
Título: DNA ‘a menos’ fez homem ter cérebro grande e pênis sem pelos
Resumo: Segundo a pesquisa, publicada na edição desta semana da revista científica internacional ‘Nature’, pequenos "bocados" de DNA que existem em chimpanzés e outros animais e que não existem em seres humanos são o que nos torna, de facto, humanos.
O DNA é composto tanto de pedaços de genes que “produzem” proteínas quanto de pedaços chamados “não-codificantes”. Esse segundo tipo controla a acção do primeiro. As sequências que “faltam” nos seres humanos em comparação com os animais são exactamente de DNA não-codificante.
Entre elas, está uma específica que controla uma hormona responsável pelo surgimento de pêlos e espinhos (pêlos diferenciados, rígidos e pontiagudos, que revestem o corpo de alguns mamíferos) no pénis de chimpanzés e roedores. Sem ela, o órgão sexual masculino de seres humanos acabou diferente de outros animais. O facto de o pénis humano não ter espinhos é uma das razões pelas quais os cientistas acreditam que o Homo sapiens acabou desenvolvendo a monogamia.
Outra sequência “em falta” nos humanos fica perto de um gene que controla a morte de neurónios para evitar o surgimento de tumores no cérebro. Sem ela, foi possível que o homem desenvolvesse um cérebro maior que o dos outros primatas.
De acordo com Gill Bejerano, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, essas “perdas” de DNA aconteceram ao longo da evolução da espécie. Ao todo, a equipe identificou 510 sequências de DNA em chimpanzés e outros animais que estão ausentes em seres humanos.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/dna-menos-fez-homem-ter-cerebro-grande-e-penis-sem-pelos.html
Pesquisador: João Carvalho
Comments (0)
Enviar um comentário