Biologia 12
Ficha de Leitura nº 8 Data:06/03/2011
Unidade de Ensino: Manipulação Genética
Conteúdo/assunto: Tecnologias utilizadas na engenharia genética.
Título: A tecnologia da engenharia genética
Resumo: A engenharia genética envolve a manipulação de genes. Algumas vantagens que advêm desta manipulação foram a criação de vacinas e a inserção de genes de uma determinada espécie em espécies não correlacionadas.
Fonte: Engenharia Genética e Biotecnologia.
Pesquisador: Bruna Neves
A tecnologia da engenharia genética
Todas as células vivas são controladas pelas suas características genéticas, que são transmitidas de uma geração a outra. Essas instruções gênicas são dadas por um sistema de códigos baseados numa substância chamada DNA ( ácido desoxirribonucleico) que contém mensagens intrínsecas a sua estrutura química.
A engenharia genética, de uma maneira geral, envolve a manipulação dos genes e a consequente criação de inúmeras combinações entre genes de organismos diferentes. Os primeiros experimentos envolveram a manipulação do material genético em animais e plantas com a transferência (transfecção) dos mesmos para microorganismos tais como leveduras e bactérias, que crescem facilmente em grandes quantidades. Produtos que primariamente eram obtidos em pequenas quantidades originados de animais plantas, hoje podem ser produzidos em grandes escala através desses organismos recombinantes.
Outros benefícios também foram obtidos com as técnicas da engenharia genética:
A inserção de genes de uma determinada espécie em outra não correlacionada, pode vir a melhora esta última, que passa a apresentar determinadas características outrora não existentes.
Produção de vacinas, melhora de características agrônomicas de plantas e da qualidade dos animais de corte, por exemplo, perfazem um quadro das melhoras trazidas com a utilização da tecnologia do DNA recombinante ou da chamada engenharia genética.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comments (0)
Enviar um comentário