Posted by Joana Botas | Posted in

Biologia 12
Ficha de Leitura nº
7

Data:
7-04-2011

Unidade de Ensino:
Ambiente

Pesquisador:
Joana Botas

Título:
"Microondas utilizadas para converter óleo de motor usado em combustível

Conteúdo/assunto:

Não é novidade a tentativa de utilização de óleos usados para a produção de combustíveis. Contudo desta vez trata-se de óleo de motor usado.

A pesquiza foi levada a cabo por uma equipa da Universidade de Cambridge. Este processo, divulgado num encontro da American Chemical Society, para além de ser bastante eficiente em laboratório, apresenta elevado potencial para ser utilizado em grande escala.

As estimativas indicam que são produzidos cerca de 30,3 mil milhões de litros de óleo de motor usado todos os anos pelos carros e camiões do mundo. Uma parte desse óleo é refinado para voltar a ser usado com o mesmo fim ou então queimado para aproveitamento de energia. Outra parte é descartada.

Os cientistas já usavam um processo conhecido como pirólise para reciclar o óleo. Este método envolve o aquecimento do óleo a uma temperatura elevada na ausência de oxigénio, o que converte o óleo numa mistura de gases, líquidos e sólidos, que pode ser convertida em combustível. No entanto, nesta pesquisa é referido que a pirólise tradicional não aquece o óleo uniformemente o que torna o processo de conversão de combustível difícil e impraticável.

O que foi feito desta vez foi adicionar um material absorvente de microondas antes de o óleo ser submetido a pirólise por aquecimento com microondas. A adição deste material resolve o problema identificado, permitindo que cerca de 90% seja convertido facilmente numa mistura de combustíveis tradicionais.

Howard Chase, professor de engenharia bioquímica e líder do estudo, acredita que este método apresenta grande potencial para ser utilizado a nível comercial.


Fonte: http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=33077&bl=1

Comments (0)

Enviar um comentário

Posts